sábado, 1 de novembro de 2008

Carmen: A pequena grande mulher.

Carmen Miranda era uma mulher bem baixinha, razão pela qual sempre usou aqueles saltos quase que impossíveis de se equilibrar. Contudo, lá do alto dos seus 1,53, Carmen teve uma visão privilegiada e respeitosa do que é ser brasileiro. Hoje, infelizmente só hoje, tive a noção do que fora essa mulher. Mesmo sendo 'expulsa' de nosso país por alguns poucos, ela nunca deixou de ser amada e pricipalmente de amar o Brasil. Viveu e morreu nos States, mas sempre que possível dava um 'alô' pro pessoal de cá, desafiando aqueles que exigiam dela um inglês quase que constante. Carmen foi a moça branca que usou e encarnou a beleza negra da Bahia, do Olodum, nas suas roupas, no seu jeito de falar, de se mover, de atuar. Quantos fizeram e farão uso da sua imagem e da famosa cesta de frutas na cabeça. Usos corretos e outros deturpados. Mas hoje, infelizmente só hoje, percebi o quão rica e ao mesmo tempo desvalorizada é nossa cultura. Gostamos e idolatramos músicas, roupas, costumes e palavras estrangeiras como se fossem parte de nós e nos esquecemos que pra saber onde vamos é preciso também saber de onde viemos. Sou Bruna, BRASILEIRA e fã de Carmen, uma mulher como nenhuma outra, uma mulher que segundo ela mesma, só precisava de um prato de sopa e a liberdade de cantar pra ser feliz.


4 comentários:

Bruno Cavalcanti disse...

Nossa, confesso a você Bruninha que eu me senti totalmente realizado nesse seu post. Sou fascinado pela Carmen, uma portuguesa que se assumiu brasileira... ela era demais. Sim, só hoje você pode ver tamanha grandeza, mas nunca é tarde para nos encontrarmos e nos definirmos em algo. Eu sou fascinado pelo Brasil, um país que não é um mas, sim, vários. Nunca te disse isso e vai até parecer mentira dizendo aqui e agora, mas é verdade... vc tem muita coisa em comum com a Carmen, sempre observei isso... a vivacidade contida que essa mulher tinha... a pequena notável era realmente inclassificável.

beijos milhares querida

E acho que eu falo pela Carmen quando eu te parabenizo e agradeço por essa homenagem tão linda.

Beeh disse...

muito foda, só não assisti porque...
ah meeu, não sei porque :P
maas lendo aqui eu ah achei muito legaal
não sabia que ela usas saltão O.õ
beijoos amor tah tudo lindo demaais :D

Michelle M. disse...

\o/ e VIVA Carmen !!
de fato Carmen foi uma grande mulher.

Este seu artigo Bru, como tantos que você escreve, me tocou. Suas palavras e o modo como você as tranfere para o papel nos dá a impressão de tanta naturalidade e sinceridade como só você sabe fazer.

Unknown disse...

Bru, sinceramente esse foi o post mais lindo do seu blog. Parabéns Bru, por esse dom incrivel =)
amo vc ♥